Orientações gerais para as  vídeo aulas

Bem-vindo aos nossos cursos MBA Gestão em saúde e controle de infecção e MBA Gestão em centro de material e esterilização. Agradecemos sua confiança em nossa equipe para frequentar nossos cursos, que são prioritários para garantir a qualidade dos serviços de saúde e a segurança do paciente, principalmente nesta época que enfrentamos as mais terríveis ameaças para a saúde coletiva: pandemia, resistência microbiana e infecções relacionadas à assistência. Parabéns, você escolheu os cursos com conteúdo mais adequado para contribuir com a segurança de toda humanidade neste momento, segundo a própria Organização Mundial da Saúde e, desde 2.003, lideramos a pós-graduação nesta área do conhecimento, superando as expectativas dos alunos.

Quais são as nossas principais novidades?

Ao invés de reduzir nosso conteúdo a meros encontros ao vivo com professores, optamos por aprimorar e ampliar nosso arsenal didático com os seguintes recursos: aperfeiçoamento e atualização das aulas que gravamos continuamente desde há mais de 10 anos; disponibilização de uma nova plataforma para acesso às aulas; ampliar nossa equipe para dar suporte às dúvidas científicas e de acompanhamento das aulas; programação diária ao vivo em nosso canal do YouTube com os programas “encontros com professores” e “superação”, que ficam gravados para quem não possa acompanhar ao vivo; elaboração semanal de um boletim com atualizações científicas, atualmente focado na pandemia, mas que progressivamente trará também atualidades sobre controle de infecção, centro de material e esterilização, segurança dos pacientes, gestão de serviços de saúde e qualidade hospitalar; criação de um podcast exclusivo sobre nossa temática.

Destacamos a elaboração e um aplicativo para celulares, disponível tanto nas plataformas IOS como androide (CCIH cursos), pelo qual, além de facilitar o acesso a todo nosso conteúdo, você recebe mensagens de todas nossas atividades. Recomendamos que todos baixem este aplicativo, que otimizará e dará versatilidade para seu acompanhamento de todas nossas ações.

Liberação dos módulos

Nossos cursos lideram desde 2.003 a pós graduação em CCIH e CME no Brasil e estão estruturados em módulos independentes, que focam a temática sobre focos específicos e sempre puderam ser começados a partir de qualquer módulo, sendo sua numeração válida apenas para controle interno. Esta forma não prejudica o aprendizado, o que pode ser comprovado por quase 10 mil alunos que frequentaram os cursos desde seu início. Portanto, não estranhem se a liberação de módulos não seguir a sequência numérica habitual, pois isso acontece em todas turmas do curso. Os módulos começam com um vídeo explicando seus principais objetivos e suas disciplinas. Este vídeo já está disponível para o curso MBACCIH e breve estará disponível para os cursos MBACME. A programação das aulas está disponível na nossa área do aluno, que pode ser acessada a partir do site www.ccih.med.br

Liberação das aulas

Os módulos serão liberados a partir da sequência de módulos na sede da turma presencial, que o aluno optou no momento da matrícula, nas datas que eles estariam ocorrendo presencialmente. As aulas serão liberadas de acordo com a programação na sede e serão informadas por e-mail e grupo de WhatsApp da turma.  Será liberado todo conteúdo do módulo de uma única vez e aluno pode se orientar na sequência do estudo vendo a área do aluno no site www.ccih.med.br ou pelas correspondências que encaminhamos. O objetivo é para podermos dar continuidade com aulas presenciais, assim que a pandemia e as autoridades propuserem medidas seguras para reduzir risco de contaminação de nossos alunos, colaboradores e corpo docente, durante seu deslocamento e permanência no local de aula.

Turma Brasil on-line

Estamos concluindo o lançamento da turma Brasil on-line para aqueles que prefiram seguir a sequência original dos módulos do curso. Esta opção em breve estará presente no momento da inscrição. Nesta turma seguiremos a sequência numérica dos módulos e a liberação dependerá do aproveitamento dos alunos em cada módulo, que serão liberados após aprovação no módulo anterior, podendo o aluno, desde que cumpra o conteúdo estabelecido, concluir a parte teórica do curso em tempo diferente das 18 semanas habituais.

Acesso às aulas liberadas

Para acessar as aulas liberadas, o aluno deve na página inicial da plataforma on-line, clicar no módulo e depois na aula que deve assistir. Estamos padronizando o conteúdo destas aulas com as seguintes informações: objetivos da aula; Quizzes ou exercícios que devem ser realizados previamente ou no seu decorrer; material didático (slides); leituras complementares. O aluno deve acessar todos estes materiais, sendo que a sequência das partes das vídeos-aulas é liberada apenas após a conclusão da parte anterior e o aluno informar sua conclusão no sistema. A assiduidade do aluno será computada a partir da porcentagem de conteúdo acessado e a duração do acesso compatível com seu estudo.

Para navegar corretamente pelas aulas, acesse estas orientações: Como acessar as aulas online

Avaliação e dúvidas das aulas

Habitualmente os professores dão mais de uma aula em um módulo dos cursos. Ao final da última aula do professor, o aluno deve preencher o formulário de avaliação da aula, onde dará a sua nota, colocara sugestões, comentários e suas dúvidas, que serão discutidas nos dias dos encontros com os professores, para o qual o aluno recebe o link para participar, por e-mail ou WhatsApp. Estes encontros também ficam gravados e deverão ser acessados caso o aluno não participe desta atividade ao vivo.

Para dúvidas mais urgentes, os alunos devem encaminhar e-mail ou WhatsApp à coordenação científica do curso, que responderá ou encaminhará ao professor responsável pela aula. Todos estes links também estão disponíveis no site.

Conclusão do módulo e informações no histórico escolar

Após realizar a última atividade de um módulo, o aluno deve enviar o exercício de conclusão do módulo, seguindo as orientações específicas e informar sua conclusão. Neste momento a coordenação do curso avaliará a participação do aluno nas aulas, colocara sua presença de acordo coma porcentagem de participação e sua nota a partir da análise de seu exercício de conclusão. Lembrando que para aprovação o aluno deve participar de pelo menos 75% das atividades do módulo e ter nota sete ou mais na análise de seu exercício. Só neste momento serão registradas as notas e presença no módulo. Para a turma Brasil on-line, apenas após esta aprovação será liberado o módulo seguinte. Os alunos não aprovados serão orientados para a conclusão das atividades, pela nossa equipe de suporte.

 

Para acompanhar sua evolução no módulo, inclusive relação de aulas assistidas ou com pendências, o aluno deve clicar em seu perfil na plataforma em cursos, na aba todos, aparecerão as aulas disponíveis e o progresso nas mesmas. O título das aulas começa com a sigla do curso e o número do módulo em algarismos romanos. Também existe uma segunda aba com a relação das aulas finalizadas.

 

Os alunos anteriores à pandemia, ou que assistiram parte das aulas na plataforma transitória (fevereiro até junho) devem entrar em contato com nossa equipe para orientações sobre quais aulas devem ser assistidas, pois elas não ficam registradas na nova plataforma, mas apenas em nosso sistema.

 

Alternativamente, vocês mesmos podem identificar as aulas, a partir do histórico escolar e da programação das aulas para sua turma, que estão na sua área exclusiva do site www.ccih.med.br. Basta entrar em seu histórico escolar, ver as aulas que está sem presença marcada e assistir na nova plataforma. Lembre-se que a maioria dos módulos são dados em 3 finais de semana. Assim, as aulas 1 a 4, são do primeiro final de semana; 5 a 8 são do segundo final; 9 a 12 são do terceiro; e 13 a 16 do quarto (opção apenas de um módulo do curso de CME). Anotados os finais de semana que precisa assistir, vá no cronograma das aulas, também disponível na área do aluno, veja as aulas que foram ministradas no período que você está sem presença e assista em nossa nova plataforma, informando à direção que as assistiu.

Trabalho de conclusão do curso

Embora o MEC tenha dispensado o TCC ao final de uma pós-graduação, optamos por manter esta atividade pelas seguintes razões, entre outras: em muitos concursos públicos e mesmo para seleção em instituições privadas se exige que no histórico escolar tenha referência ao tema elaborado em seu TCC; é uma forma de desenvolver raciocínio crítico e produção de conhecimento científico, cada vez mais importantes em nosso exercício profissional; abrir possibilidade de carreira docente; otimizar currículo ao publicar seu trabalho. Temos uma professora exclusivamente dedicada às orientações para o TCC, que deve seguir as recomendações da faculdade. Ela pode ser contatada pelo e-mail: thalita.monografia.ccih@gmail.com ou thalita.monografia.cme@gmail.com

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato o mais breve possível!